Noticiário Linux Educacional

quinta-feira, 26 de junho de 2008

MEC lança Portal do Professor

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências, o Portal do Professor traz seis itens: espaço da aula, jornal do professor, recursos educacionais, cursos e materiais, interação e colaboração e links.
O espaço da aula, por exemplo, oferece sugestões e orientações de aulas que podem ser comentadas e classificadas. O acesso é livre, sem necessidade de senha. Nesta quarta-feira, 18, o espaço traz 68 sugestões de aulas. Os professores podem também criar aulas e deixá-las no banco para acesso e edição posteriores e consultar aulas criadas por outros professores.
O item recursos educacionais coloca a multimídia ao alcance do professor. Os recursos são de acesso livre de senha e podem ser baixados no computador ou copiados em CD-rom, pendrive e, ainda, comentados e classificados. Hoje estão disponíveis 501 recursos. Neste item, o professor também pode participar de chat nas disciplinas de artes, ciências, história, geografia, línguas, matemática e tecnologia; de fórum; além de acessar notícias e fazer pesquisas sobre educação.
Em recursos educacionais, o professor vai encontrar seis recursos multimídia: áudio, vídeo, imagem, experimento, mapa, animação e simulação. No item experimento, por exemplo, a extração do DNA da cebola sugere ao professor a montagem de uma aula de ciências para as séries finais do ensino fundamental ou do ensino médio, sobre os conhecimentos básicos da extração de material genético (DNA) utilizando uma cebola.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Compartilhando arquivos do Windows com Samba

Mesmo no Linux, você pode acessar compartilhamentos de rede das máquinas Windows da rede e criar novos compartilhamentos usando o Samba. O cliente Samba pode ser encontrado pré-instalado na maioria das distribuições. Esta dica mostra como acessar compartilhamentos de redes a partir dos clientes Linux, utilizando o cliente Samba.
http://www.guiadohardware.net/dicas/acesso-windows-samba.html

Guia Foca GNU/Linux

O Foca GNU/Linux é um guia que traz desde explicações básicas sobre computadores e o sistema GNU/Linux até a administração e segurança do sistema. Os assuntos do guia são explicados em linguagem clara e organizados de forma linear e didática, evitando termos técnicos nos níveis iniciais, até que o usuário se habitue com sua utilização de forma gradual. Isto faz o guia indispensável para o usuário GNU/Linux iniciante ou os mais curiosos. Todas as seções do guia Foca GNU/Linux tem exemplos para melhor compreensão do assunto explicado e links dinâmicos que te levam facilmente a assuntos relacionados (na versão HTML).
http://www.guiafoca.org/index.html

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Criando Blogs no INESA


Estamos vivenciando uma experiência de criação de blogs no curso de Pedagogia com a Professora Iandra.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Linux Educacional na Rede Estadual de SC


O linux vem ampliando seu alcance e está sendo largamente difundido no meio educacional.
Tentaremos aqui apresentar propostas e buscar soluções para as nossas dificuldades do dia-a-dia com o uso do LE.

Usuário Linux

Usuário Linux